Disappearing Act

Tríptico

[PATRICIA BORGES]

Disappearing Act, 2020

41 x 4 x 5,5 cm

3 Fotografias digitais impressas em látex, chassis em canela 3x3cm e tachinhas (Ed.1)

Foto: Patricia Borges

Mais detalhes

A série fotográfica DISAPPEARING ACT é um projeto em andamento que seguiu a performance da janela N.1 em março de 2020. Em resposta ao isolamento pandêmico e atraída pelo látex das luvas que de repente se tornaram um acessório recorrente na vida urbana, escolhi este material como elemento de composição. E mais tarde, durante o processo de trabalho, a borracha natural também foi eleita como meu suporte de impressão para esta obra, por sua afinidade com o toque, efemeridade e rebaixamento de cor. A escala de saída escolhida foi muito próxima de 1:1 em relação aos itens fotografados.

Como uma membrana que isola a matéria, nossa percepção do tempo dentro dos espaços privados foi alterada, borrada durante o confinamento. Decidimos evitar o toque como forma de preservar a vida. Para estender o tempo. No ambiente urbano nos distanciamos da natureza. Compramos mantimentos por meio de uma tela de computador. Olhamos à distância os alimentos que nos nutrem.

Esta série toma forma a partir de ações domésticas, manipulo elementos perecíveis que chegam à minha porta. Minha percepção de perecibilidade está latente até nas relações banais. Essa sensação de impedimento ao toque, de uma barreira física que torna tudo menos palpável e pouco nítido à vista, me interessa. A matéria viva transpira e sufoca sob o lençol de látex, as cores desbotam. Eu entrego minha interpretação contemporânea da natureza-morta nas artes.

Patricia Borges