Série Apreço Ampliar

E-book - Disponível para Download

Série Apreço (Nº 07)

Fotografia

[THALES LEITE]  

Impressão em papel fotográfico, montada sobre placa de PVC com moldura e vidro. 
73 x 110 cm. 


Mais informações: contato@artveine.com.br

Mais detalhes

A ideia, ampliada para abrigar noções como memória e herança, é o ponto de partida da coletiva “Espólios”, realizada de 13 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017 na Casa França-Brasil, onde Campos é curador. Ele e os curadores assistentes João Paulo Quintella, Laura Cosendey e Poliana Quintella reuniram oito artistas cujo trabalho se insere em ramificações do conceito inicial. José Rufino e Brígida Baltar, por exemplo, apresentaram obras que tratava da noção do corpo (a primeira propriedade) e do sudário. Rufino, através de monotipias produzidas a partir de documentos encontrados na fazenda de cana de açúcar de seu avô, na Paraíba; Brígida, com os lenços nos quais bordou autorretratos exagerando os efeitos do tratamento a que se submeteu para tratar uma leucemia.

Mais diretamente ligado à ideia de espólio é o trabalho de Thales Leite. Fotógrafo, ele era chamado por parentes de pessoas mortas para documentar os objetos deixados, com o objetivo de avaliá-los e vendê-los depois.

“Nessas fotografias você vê como o valor na arte contemporânea é flutuante. Uma família que não tem ideia do que cada coisa vale, empacota tudo, de um casaco de pele a um lustre, um bibelô” diz o curador Marcelo Campos (...).

A Série Apreço participou da mostra da Casa França Brasil no período de 13 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017.

Artista / Artist Thales Leite
País / Country Brasil / Brazil
Data / Date 2014
Linguagem Fotografia