Agulha 9 Ampliar

Agulha 9

Impressão

[PATRICIA BORGES]

Agulha #9, 2014
Serie Agulhas
Dimensões: 53x80cm

Impressões em prata e gelatina sobre papel de algodão (Ed. 5)

Mais detalhes

A série AGULHAS é composta por 80 fotografias em preto e branco produzidas em negativos de 35mm impressos em haleto de prata e gelatina sobre papel de algodão, utilizando objetos de pequeno porte selecionados pelo artista.

A matéria cotidiana aqui apresentada propõe possibilidades imaginárias que vão além de sua função ordinária. Demonstrando o quão parcial nossa percepção pode ser, o trabalho explora o fato de que a compreensão humana muitas vezes se limita à dimensão visual. Sua reorganização poética vem a questionar nossa crença de que ver algo por um ponto de vista único é conhecê-lo.

Esta série consiste em uma pesquisa preliminar de objetos que são apreciados, muitas vezes relacionados a sentimentos positivos e memórias afetivas que associo ao belo, saboroso, perfumado e ao conforto. O ponto de partida é: “Gosto disso…”. Seguido por uma intervenção física que se contrapõe a esse valor emocional, levantando dúvidas sobre a premissa inicial de estima do objeto. O desconforto surge do diálogo com outro objeto descontextualizado ainda que igualmente banal.

Na tentativa de questionar nossas expectativas em relação à natureza dos objetos, o projeto AGULHAS apresenta fotografias documentais de cenários improváveis ​​onde agulhas e alfinetes abordam matérias mais macias de forma delicada e íntima. Ele retrata relacionamentos estranhos de meu mundo inanimado.

Propõe-se não apenas mudar a maneira como pensamos sobre nosso mundo físico e social, mas também elevar esse mundo a dimensões extraordinárias. Alimentando a curiosidade visual e a contemplação através de um novo prisma das coisas que nos rodeiam no dia a dia, à medida que exploramos características táteis e estéticas que transcendem a função convencional do objeto. Embora perturbado pelo inconsciente desta nova ordem apresentada.

Patricia Borges

*Série recebeu o Primeiro Prêmio em Fotografia na Bienal de Florença em 2013 e na Bienal de Roma em 2014