Projeto Trajetórias Ampliar

Produto Digital

VERMELHO - Ronald Duarte - DIA 1

Trajetórias - Ronald Duarte

TRAJETÓRIAS ARTES VISUAIS

Trajetórias é um projeto criado pela ART VEINE, que possui, como foco, apresentar os percursos profissionais de grandes nomes da cena cultural brasileira através dos seus próprios relatos. Trajetórias se constitui em um formato que possibilita a difusão de narrativas significativas, fusionando vida, arte, movimentos. Trata-se de uma proposta acessível, que surge da necessidade de construirmos, após a pandemia, uma história calcada em paradigmas mais justos e inclusivos. Neste sentido, nada melhor que mergulhar em trajetórias inspiradoras que possam abrir o olhar e expandir a mente.

Mais detalhes

Adicionar à lista de desejo

A Art Veine sente-se lisonjeada em abrir o projeto Trajetórias com Ronald Duarte, um dos mais importantes artistas visuais contemporâneos de sua geração. Dentre os inúmeros trabalhos que criou em seu percurso profissional, vale destacar aqueles que aconteceram na urbes, entrelaçados a questões politicas e sociais. O viés trilhado por Ronald Duarte, transborda as temáticas propostas, abrigando elementos que se desdobram através de cores, movimentos, religiosidade, transgressão. Suas ações se constituem em experiências artísticas contundentes, onde os participantes se envolvem corporalmente em rituais mágicos que celebram a expressão artistica como posicionamento vital, transformador, revolucionário. 

AULA 01 - VERMELHO | 15 maio

O artista falará sobre obras que realizou, tendo a cor vermelha como elemento dominante; o vermelho que alude ao sangue e ao amor. 

Obras que serão apresentadas através de fotos e vídeos:
A sangue frio (2003)

O artista espalha, pelas calçadas do centro do Rio de Janeiro, pedras de gelo com corante vermelho embrulhadas em cobertores de feltro, como os usados por moradores de rua. À medida que o gelo se derrete, o corante se espalha pela calçada como se ali dentro houvesse uma criança de rua ferida.
O que rola você vê (2002)

Ronald Duarte contrata um caminhão pipa, despeja sobre a água corante vegetal vermelho, e trafega pelo bairro de Santa Teresa "lavando" com "sangue" as ruas e calçadas, sob o protestos de alguns moradores. Trata-se de um protesto a violência que impera na cidade, onde a vida, sobretudo dos mais pobres, não vale nada, se banalizando na rotina do dia a dia.

Mar de amor (2014)

Em  “Mar de Amor”, o artista tinge um quilômetro de mar, na praia de Ipanema, Rio de Janeiro,  usando 100 quilos de pó de beterraba desidratado. O trecho onde se realiza a ação se torna vermelho, como se tivesse ocorrido uma mortandade. Os banhista que se encontram na praia, apesar de, pretensamente, estarem entrando em uma água misturada com sangue, não se intimidam.  

Trassantes (2009)

Centenas de marcadores de texto a laser são distribuídos ao público, que lança o raio vermelho pelo espaço (urbano ou não), formando diversos feixes de luz que lembram os traçantes de balas de armas de fogo usados por traficantes próximo a comunidades, no Rio de Janeiro.


HORÁRIO
16h-18h Brasil
20h - 22h Portugal

VALOR

Brasil R$ 63,00 (Valor referente apenas ao dia 15/05)

Portugal € 10.00

Inscrição
Para inscrever-se clique no botão "ADICIONAR AO CARRINHO" acima, faça o login inserindo nome, email, endereço e efetue o pagamento. O pagamento poderá ser realizado pelo Paypal ou Pagseguro.

*Inscrições em Portugal apenas pelo Paypal.


Ficou na dúvida? Manda um whatsapp: 21-991375591  :)