BERNARDO PINHEIRO

Artista visual e diretor, atualmente trabalha como consultor artístico de Paulo Mendes da Rocha na “Torre das Andorinhas”, pavilhão a ser construído no Château La Coste na Provence, França.

Em 2016, finalizou o livro “Reveal”, livro entrevistas com Jerry Gorovoy e Jair Valera sobre duas décadas de trabalho ao lado de Louise Bourgeois e Oscar Niemeyer, para o mesmo Château La Coste.

Já participou de exposições de vídeo no MEP-Paris, KW-Berlin, Itaú Cultural, Centro Cultural Vergueiro, Oi Futuro, Funarte, MAM-RJ e MAM-Salvador. Tem trabalhos adquiridos pelos acervos dessas instituições. Foi selecionado para projetos no Rumos Itaú Cultural, Projéteis Funarte, Centro Cultural São Paulo e Salão da Bahia.

Em 2015, participou do Programa de Práticas Artísticas Contemporâneas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 2010, participou como bolsista do primeiro programa PIESP da Escola São Paulo, com orientação de Adriano Pedrosa e Rodrigo Moura.

Paralelamente Bernardo Pinheiro é documentarista. Em 2015 finalizou o documentário “Oscar Niemeyer- A luta é longa” para a Fundação Château La Coste na França.

Em 2014 dirigiu o documentário “Rubens Gerchman - Com a demissão no bolso” para exposição homônima na Casa Daros. Com este projeto ganhou prêmio de pesquisa da fundação suíça ArtEDU.

Atualmente está em pré-produção do documentário “Nem tudo tem que ser sobre alguma coisa” sobre experimentações de Daniel Senise, com consultoria de Agnaldo Farias.

Foi documentarista nos primeiros anos do programa Rede Nacional de Artes Visuais da Funarte, com o qual passou por capitais como Maceió, Fortaleza, Natal e Aracaju. Numa segunda etapa do mesmo projeto, realizou o filme “Fisália de Pet” sobre as ações do artista visual Paulo Paes em Recife.

Também dirigiu documentários para diversas instituições de arte como Centro Cultural Banco do Brasil – Rio, SP e Brasília - Itaú Cultural e Oi Futuro.

Graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio. Completou sua formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, entre 2001-2004, onde estudou História da Arte Moderna e História da Arte Contemporânea; Imagem de Superfície; Arte e Filosofia; Arte como Artifício. Também concluiu um workshop na New York Film Academy.