Conteúdo
O curso compreende um olhar sobre o carnaval de forma expandida, abordando questões associadas as suas origens históricas e às diversas narrativas que versam sobre o seu surgimento e evolução. Inclui, dentre outras questões, as comemorações e celebrações dos povos primitivos e sua relação com as colheitas, folguedos, cerimônias, mitologia, astrologia, espiritualidade e interação com a natureza e a própria comunidade de origem, onde arte e vida formavam o mesmo contexto. Trata ainda de sua origem européia atrelada e controlada pela religião e festas transgressoras que vieram parar aqui e se misturaram com as culturas que já existiam e foram enriquecidas e potencializadas ainda mais pelas etnias africanas escravizadas e disseminadas por todo o território brasileiro. O curso deverá abordar ainda seu desenvolvimento no Brasil considerando as múltiplas características presentes em suas diversas regiões, com sua diversidade de linguagens, ritmos, musicalidades, indumentárias, sincretismos, tradições e tudo o que veio formar a extensa rede que dá sustenção ao carnaval e manifestações similares. Discorrerá também sobre o carnaval enquanto linguagem/estética, interfaces politicas, filosóficas e religiosas; o carnaval de rua e as diversas fisionomias que o caracterizam (as marchinhas, o samba, o frevo, os maracatus, todas as batucadas e suas modalidades românticas, eróticas,satíricas, trágicas, cômicas, críticas, anárquicas e tudo o mais que ele agrega em seu processo de desenvolvimento) . Xico Chaves também discorrerá e orientará os participantes sobre a criação de alegorias e fantasias, bem como a construção de uma base referencial para a criação de um bloco de carnaval.
Tópicos a serem abordados:
* As múltiplas versões envolvendo a origem históricas do carnaval com desfecho no carnaval do Brasil;
* As origens do carnaval no Brasil e as suas múltiplas manifestações e desdobramentos com influências de europeus, negros, índios, segmentos sociais, religiosos e étnicos, dentre outros;
* O carnaval enquanto linguagem / estética e a sua interface com as artes e a cultura;
* O carnaval brasileiro e a sua relação com a política envolvendo os diversos governos, momentos de liberdade e repressão e sua afirmação e sobrevivência;
* O carnaval e a sua interface sincrética com as diversas religiões presentes no Brasil;
* O carnaval de Rua, sua organização expontânea e aparentemente anárquica que o caracteriza;
* As marchinhas, os frevos, as diversas linguagens musicais e os diversos estilos que a caracterizam;
* Como criar alegorias e fantasias carnavalescas;
* Como criar um bloco de carnaval
Dinâmica
As aulas serão realizadas pelo aplicativo zoom (www.zoom.us), ao vivo, com duração de 2h. Serão 8 aulas, uma aula por semana, todas às segunda-feiras a partir do dia 29/03 até 18/05 de 2021. Nas aulas serão apresentadas, para comentário e análise, imagens de vasto acervo de imagens especialmente reunidas para o curso.
Data:
29 de março a 17 de maio de 2021
todas às segundas-feiras)
Horários:
19:00–21:00 (Brasília)
Valores:
Valor mensal do curso: R$ 360,00
Duração:
2 meses
Carga horária:
8 aulas (2h /aula)
Plataforma:
Zoom (ao vivo)
No período co curso, será realizado o lançamento do Livro "Carnaval de rua, o caos organizado" de Xico Chaves - exclusivo para os alunos e alunas do curso, que receberão o livro gratuitamente.
Currículo de Xico Chaves (síntese)
Formado em Artes e Ciência da Comunicação pela Universidade de Brasília e Centro Universitário de Brasília, Notório Saber em Artes Visuais pela Universidade de Brasília(UnB), artista visual, poeta e mediador cultural, radicado no Rio de Janeiro. Na UnB cursou paralelamente à formação básica Direção e Arquitetura Teatral, Música Eletroacústica e Experimental, Cinema, Construção de Instrumentos Musicais. Participou de diversos movimentos poéticos e artísticos contemporâneos, exposições e direção de projetos artísticos institucionais e independentes, no Brasil e exterior. No carnaval carioca é mangueirense e membro da Ala de Compositores da Mocidade independente de Padre Miguel, participou da criação de diversos Blocos de de Rua, dentre eles Suvaco do Cristo, Lira do Delírio, Bloco Virtual e VADE RETRO ABACAXI.