Os trabalhos de Alê Souto desvelam um universo que se move pelos caminhos do denso, fluindo com inteligência e humor. Utilizando algumas linguagens e suportes com desenvoltura, o artista experimenta sem se intimidar com o estabelecido. Dessa maneira, sua obra se movimenta com total liberdade: não há fronteiras, barreiras, limites. Um artista em essência.
Preparação para realizar intervenção urbana em Santa Teresa [2011] / Foto Daniela Vidal
Gravando para o Estúdio Móvel da TV Brasil [2013] / Foto Jéssica Póvoa
Performance "O migrante do tráfego cósmico no Crato" [2012] / Foto Alan Bastos
Performance "O dia em que me tornei buraco negro em Oaxaca" [2011] Foto Tania Bohorquéz
Caramujo Man. Registro da ação em San Telmo, Argentina [2010] / Foto do Artista
Extremidades. Registro da ação no Museu Bispo do Rosário, RJ [2007] / Foto Sandra Passos
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] Óleo sobre tela colada em MDF 100 x 80 cm 2009 Foto: Dyan Del Rivero
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] da série Tótens Temporários Papelao e cimento - medidas variáveis 2018 Foto do Artista
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] Ação na Cidade do México - Caixas de Papelao e corpo 2019 Foto: Dyan Del Rivero
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] Acrílica e papelao Ação Artística 2010 Foto: Alex Topini
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] Papelão impresso colado e lâmina de isopor Medidas variáveis
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] Chiquita Banana, usada, manipulada, sempre feliz. Trata-se de uma crítica aos acontecimentos ao longo dos anos nas Américas em relação a dominação e manipulação psicológica e política exercida pelo EUA, através do seu governo e suas companhias. A United Fruit, companhia bananeira instalada na Guatemala, causou uma guerra civil neste país...
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] Cidade Flutuante, 2017 Registro da ação no Lago Atitlán Guatemala, 2017 Foto do artista Medidas variáveis
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] Nesta série desenvolvo um olhar apurado sobre as mensagens impressas nas caixas. Crio poemas a partir da organização destas mensagens em ordens distintas. Como nas esculturas que sinalizam para cima (Hacia Arriba), estes poemas visuais também possuem em sua organização e eleição, esta característica conceitual da série. Estas peças...
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] Toys, 2017 Xilogravura Edição 6 40x30 2017 "Um detalhe importante da minha produção no México é a minha aproximação com a técnica da gravura em suas múltiplas formas. Aqui uma produção em xilogravura em papel de algodão com adição de aquarela (um produto daqui do México) onde bidimensionalizo uma das minhas esculturas de papelão".
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] Hacia Arriba, 2018 Nesta série trabalho com os fragmentos das caixas de papelão buscando dar-lhes uma narrativa otimista, dispondo as setas que vêm nas caixas sempre no sentido ascendente nas esculturas. Trabalhei com cimento nesta série, algo inusual na minha produção. Senti que a força do material me daria literalmente uma base sólida e...
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] Su Karne, 2020 Caixa de carne congelada pintada com adição de papelão impresso 60x50x20
Alê Souto
[ALÊ SOUTO] Tótem a memória do Bispo Sardinha, 2018 Caixas de papelão impressas coladas, papel-maché e sandálias de borracha Embalagens de papelão de produtos consumidos pelo artista durante 6 meses. Dimensões variadas