Curso com o fotógrafo Wilton Montenegro

Curso com o fotógrafo Wilton Montenegro

A IMAGEM DESCONCERTANTE Fotografia contemporânea: uma questão de ponto de vista.

Curso de Wilton Montenegro na ArtVeine

Wilton Montenegro, artista visual e fotógrafo, nasceu  em Manaus, residindo no Rio de Janeiro desde 1960. Começou profissionalmente em fotografia nos anos 70, fazendo capas de disco, entre as quais se destacam as de Clara Nunes, Bezerra da Silva e Gonzaguinha.

Em 1983, através do artista Raymundo Colares (1944-1986), começou  a associar o seu nome associado à arte contemporânea, tendo desde então, fotografado obras dos mais conceituados artistas contemporâneos brasileiros. Suas imagens foram publicadas em centenas de livros. Em 2006, foi montada uma grande retrospectiva de sua obra, Notas do Observatório, que ocupou todo o prédio do centro cultural  Oi Futuro – Flamengo, no Rio de Janeiro. Há tempos produz ensaios fotográficos sobre as coreografias da Companhia Rubens Barbot e de Elísio Pitta. 

A partir de 21 de abril de 2021, Wilton Montenegro estará na Art Veine ministrando o curso A IMAGEM DESCONCERTANTE Fotografia contemporânea: uma questão de ponto de vista.

O curso contará com 5 aulas, uma por semana, que se desdobrarão nas seguintes temáticas: noções da história da imagem técnica; noções de técnicas da imagem; corte e montagem como fundamentos; pelo que não se vê e o direito de ser olhado; até discutir novas formas contemporâneas de pensar e produzir fotografias, paradas e em movimento.

Ementa:

  • Módulo 1. A rota da câmera A palavra imagem: a magia no império Medo (os atuais curdos). Um invento chinês: Mozi. A formulação grega: Aristóteles A passagem pelos árabes: século 10 – Alhaken de Basora A Itália de 1500: da camara obscura aos sais de prata. O acaso e o roubo: Nièpce e Daguerre. A palavra fotografia: uma titularidade no Brasil - Hercule Florence. A formação da imagem como formação da memória.

    Módulo 2. Ver: modos de olhar: o fim do instante. Uma impossibilidade nos termos: tempo versus espaço. O acaso em Blow-up e Wim Wenders. Corte e montagem: a invenção de mundos. Enquadramento: os pontos de atenção; a diagonal; o balanço do navio. A entrada na cena - Noite e neblina. O fora do quadro ou campo cego – o que se mostra revela o que se esconde. Enfim, um retrato – amar uma imagem.

    Módulo 3. O corpo nu. O acaso em Araki e Moriyama. O corpo nu e as relações perigosas: outros cortes. Uma invenção para a luz do hemisfério norte ou o direito ao erro. O direito de olhar versus o direito de ser visto. A imagem e a palavra. Tudo é fotografia. O testemunho impossível: a fotografia não registra nada.

    Módulo 4. A imagem inexistente. A interferência da Igreja Católica e o ponto de vista oriental. O celular e a reinvenção da fotografia: contra a luz e contraluz, reflexos e reflexões. Convocações: o acorde diabólico e a visão de través. As apropriações: a quem pertence a imagem. América Latina: mulheres que fotografam na terra dos machos.

    Módulo 5. O plano mais difícil. A fotografia parada se move: o caso W. Orientar-se: o plano sequência de Ozu a Analu, passando por Kiarostami. As mulheres despem a imagem: parte 1. Bisi Silva e Claudia Andujar. A pedagogia da representação do outro. As mulheres despem a imagem: parte 2. Keyezua, Monica de Miranda, Hito Steyerl, Ariella Azoulay. O gênero da dádiva. Transfotografia, é possível? Autores utilizados: Jean-A. Keim e André Rouillé; Freud, Paul Ricoeur e Jacques Derrida; Proust e Bergson; André Leroi-Gourhan, Georges Bataille e Jacques Lacan; Primo Levi e Georges Didi-Huberman; Vilém Flusser e Paul Virilio, Bisi Silva, Hito Steyerl e Ariella Azoulay.

  • Em breve teremos teremos a data, horário e valor certinho do curso, nos envie uma mensagem caso queira que saber essas informações assim que soubermos, pois as vagas são limitadas :)

QUERO SABER A DATA, HORÁRIO E VALOR DO CURSO DO WILTON!